segunda-feira, 8 de abril de 2013

Margaret Thatcher, o ferro também enferruja

"Quem foi Margaret Thatcher?" é a pergunta que mais ouvi durante este dia 08 de Abril de 2013.

Em breves tópicos, explico, na minha óptica, quem foi Margaret Thatcher.

- Primeira-Ministra do Reino Unido entre 1979-1990.
- Implementou políticas liberais que já tinham sido descartadas por outros governos europeus, pois consideravam anti-democráticos tais princípios - mesmo assim, estamos nos dias de hoje brutalmente enterrados em políticas liberais e capitalistas.
- Levantou a economia britânica através do «custe o que custar» e custou: discrepâncias sociais, desemprego, greves, manifestações - basicamente o mesmo que por cá se passa.
- Privatizou Saúde e Educação, derrubou o Estado Social.
- Aboliu o Salário Mínimo Nacional.
- Dizimou os Sindicatos.
- Em 1982, entrou em guerra com a Argentina (que, diga-se, de lá também nada de bom podia vir, visto tratar-se de uma Ditadura Militar). Uma disputa pelas Falklands que já vinha desde o final do Séc. XVII. A Argentina reclamava a legitimidade do território, após o Império Britânico se ter apoderado do arquipélago no Séc. XIX.
- Guerra essa que serviu para o interesse económico do RU - mais uma vez, o «custe o que custar». Crianças, que hoje terão entre os 35-45 anos, viram-se sem pai ou irmão numa guerra que durou dois meses.
- Ironicamente, Thatcher criticava, ao mesmo tempo, a invasão do Afeganistão pela URSS.
- Em 1981, enfrentou os racial riots de Brixton, também conhecido por "Bloody Saturday". Brixton era, na altura, uma zona londrina onde habitavam negros que se viam constantemente perseguidos e lutavam pela dignidade de ter um emprego. Mesmo assim, Thatcher afirmou que racismo e desemprego não era motivo para insubordinação.
- Não aprendeu nada com o, infelizmente, famoso "Bloody Sunday" ou "Bogside Massacre", em 1972, e continuou a feroz guerra contra os Irlandeses do Norte (não quero aqui tirar a parte de culpa do IRA).
- Ainda em 1981 enfrentou o "Irish Hunger Strike" nas cadeias onde estavam encarcerados membros do IRA e do INLA. Dez prisioneiros morreram à fome. O objectivo era serem considerados presos políticos.
- Nada fez para resolver a situação dos grupos Guildford Four ou Maguire Seven, que foram usados como bode expiatório. Onze pessoas estiveram injustamente presas por crimes que não cometeram e as entidades competentes sabiam-no.
- A estocada final seria o famoso "Community Charge", popularmente conhecido por "Poll Tax", em que, basicamente, os mais pobres pagariam mais impostos do que os ricos - onde é que eu já vi isto?
- Após grandes manifestações contra o diabólico "Poll Tax", Margaret Thatcher demite-se em 1990.

(Este texto é da minha autoria e não contém cópias exactas de qualquer texto encontrado na Internet.)

Sem comentários:

Enviar um comentário