quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fernando Ulrich e os lucros do BPI

Fernando Ulrich, um dos bois... perdão... boys do nosso país, presidente do BPI, veio ontem a público vangloriar os lucros do banco em 2012. Pois é, 249 milhões de euros, em que 160 milhões de euros são fruto da compra de dívida pública portuguesa - mais de metade dos lucros totais, portanto. Montante esse que faz parte dos famosos 15 mil milhões de euros que a banca lucrou também em 2012 - ver post sobre esse assunto.

Fernando Ulrich ficou também famoso pelas declarações escabrosas em relação aos desempregados e em relação à austeridade.

A 18 de Outubro de 2012, em plena RTP, Ulrich afirma que os desempregados que estão em casa sem fazer nada e a ganhar o subsídio deviam trabalhar de borla para grandes empresas como EDP, PT, Sonae, Jerónimo Martins e, claro, BPI. Alguém se lembra? Se não se lembram, cá estou eu para vos recordar. «Actividade socialmente útil», diria Pedro Mota Soares.

Sem estar, aparentemente, contente com essas declarações, a 2 de Novembro, afirma que os portugueses aguentam com mais austeridade. «Ai aguenta, aguenta!», disse Ulrich. E cá estamos a fazer por aguentar enquanto a banca lucra. Cá estamos a levar com uma carga fiscal brutal enquanto o Banif recebe 1.1 mil milhões do Estado e depois usa 700 milhões de euros para comprar dívida pública portuguesa neste último regresso aos mercados - ver post sobre esse assunto. Cá estamos a ver o nosso salário a descer enquanto senhores como Ulrich acham que só devem investir no país quando alguém lhes diz que esse mesmo país lhes dá mais confiança agora - claro, a receber dinheiro do BCE a 0.75% de juros e depois comprar dívida pública portuguesa com juros a quase 5%...

Senhoras e senhores, ainda vos custa muito perceber que o nosso problema está na banca?

Sem comentários:

Enviar um comentário