sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

E a burrice continua em prol de uma oligarquia rosa-laranja

Não sou dado a sondagens políticas - tirando as que são feitas à boca das urnas durante o dia das eleições -, mas tenho que deixar o meu comentário quanto ao estudo da SIC/Expresso revelado no dia 8 de Fevereiro.

A burrice continua...
Ora rosa, ora laranja, ora rosa, ora laranja, e por aí fora num ciclo que aparenta ser infinito.

Nessa sondagem, surge o PS em primeiro lugar na intenção de voto com 27% e o PSD em segundo com 21,9%. Tudo normal - um infeliz normal. O PCP passa a terceira força política e o BE continua em quinto, presumindo que ainda esteja a pagar a factura da última campanha e consequente eleição. A única coisa que, realmente, me parece plausível é a descida vertiginosa do CDS-PP para quarto lugar.

No entanto, esta é uma sondagem executada num momento em que a procissão ainda mal saiu do adro, a não ser que o governo caia nos próximos tempos - assim o espero - e tenhamos que adiantar a localização dessa procissão para territórios mais avançados.

Por mais que eu não acene positivamente a estes estudos de estatística, uma vez que hoje está Sol e amanhã está chuva, isto representa muito bem a oligarquia bipartidária que temos desde as primeiras eleições legislativas livres após a Revolução de Abril. E digo oligarquia, porque tanto rosas como laranjas são uma só família, mesmo que bipartidária - são, portanto, um conluio.

O que infelizmente me chega muitas vezes aos ouvidos é o facto da existência de descrença noutras cores políticas, porque, ao que me transmitem, essas outras cores não têm capacidade de governação ou, noutra perspectiva, iriam fazer o mesmo. É impossível afirmar tal coisa, pura e simplesmente, porque nunca lhes foi dada oportunidade.

Está na altura de nos deixarmos de comodismos, Soarismos, Cavaquismos e Sá-Carneirismos! Está na altura de abrir os olhos e os ouvidos, e fazer um esforço para perceber o outro lado da barricada.

É que numa coisa estou certo: já deu para perceber (mais do que uma vez!) que rodar entre PS e PSD (com o CDS-PP sempre a reboque) não nos leva a lado nenhum! Já se deram demasiadas oportunidades a governos incompetentes manchados de rosa e laranja com algumas tiras azuis. Não querem dar hipótese àqueles que nunca governaram, mas têm o desplante de continuar a dar mais uma oportunidade às políticas que se mostram invariavelmente ruinosas?

No vosso lugar tinha vergonha...

Sem comentários:

Enviar um comentário