terça-feira, 16 de julho de 2013

Varg Vikernes, o eterno perseguido por culpa própria

O mundo da música - mesmo que de uma forma paralela visto que o acontecimento não tem propriamente a ver com música, mas com um intérprete - foi hoje tomado de assalto com a notícia de que Varg Vikernes (Burzum) foi detido em França, onde actualmente reside. Porquê? Segundo as notícias, possuía uma cópia do manifesto de Breivik e a sua mulher parece ter adquirido quatro espingardas (alegadamente pertence a um clube de tiro). As autoridades suspeitam que Varg estaria a planear um massacre.

Não vou aqui dissecar a história de Varg e Burzum, pois isso já está mais que dissecado, até mesmo na primeira pessoa. Varg aprendeu, à custa dos seus erros de adolescente, que para se exprimir mais vale ser por si próprio e sempre avisou que se queremos saber algo sobre ele, então que pesquisemos pelos seus próprios textos.

Todos conhecemos a sua faceta anti-semita e a sua veia nacionalista. Tudo o que há de mal neste mundo é por culpa dos judeus, diz ele. Segundo Varg, sem uma comunidade judaico-cristã não haveria Marxismo, empréstimo de dinheiro ou até hippies - vá-se lá saber o que vai naquela cabeça. Dá poucas entrevistas, mas também já nem leio essas poucas, porque passa mais tempo a falar das suas ideologias políticas e biológicas do que da sua música. Confesso, no entanto, que leio assiduamente os seus ensaios e textos sobre Paganismo (mais uma daquelas coisas que foi destruída pelo nazismo - hoje em dia mal posso usar um eihwaz ou uma cruz celta sem que me digam "isso é nazi").

Onde eu quero chegar é que, apesar de não partilhar dos seus ideais políticos, devemos chamar os bois pelos nomes - uma coisa que os media insistem em não fazer. A notícia que surgiu hoje trata Varg Vikernes como neo-nazi. A sério? Será que os ditos jornalistas nem se dignam a fazer o trabalho de casa? Foi tratado como satânico quando foi preso em meados dos anos 90 e de seguida como nazi por ser contra a globalização e contra as religiões extra-Europa. Eu acho que ele ainda vai acabar como budista.

A segunda parte das notícias que correram ainda me irritou mais! Para além das armas da sua mulher, parece que o rastilho foi accionado devido a uma cópia do manifesto de Breivik. Ora, espingardas e Breivik num só é propenso a massacres? Mais uma vez, os jornalistas não fizeram o trabalho de casa. Varg Vikernes desancou mais do que uma vez o acto hediondo levado a cabo pelo seu compatriota. Custava muito trabalhar um bocadinho e não cair na asneira de juntar neo-nazi e Breivik na mesma notícia?

Breivik é cristão, Varg (apesar de o seu nome original ser Kristian) não é. Breivik tinha afiliações a movimentos, Varg não tem.
E qual é a novidade de Vikernes ter uma cópia do manifesto de Breivik? Senhores jornalistas, Varg Vikernes escreveu um texto sobre isso mesmo precisamente há dois anos atrás! Ei, eu sou filiado num partido de Esquerda e, no entanto, tenho vários livros sobre Hitler, III Reich e II Guerra Mundial - acho que isso só faz de mim uma pessoa culta.

E fala-se em massacre? Vou só transcrever alguns excertos retirados de textos escritos por Vikernes:

"To Breivik I can only say I hope you do kill yourself. You have killed more Norwegians than the entire Muslim population in Norway has done the last 40 years, and you claim to be a Norwegian nationalist and patriot fighting (alongside your Jewish masters) against Islam, to protect us against their crimes!?"

"Oh, and by the way; true nationalists don't kill children of their own nation, even if someone tries to brainwash them, like AUF did. They were not (yet) Marxist extremists; they were just children."
 
E a quote mais importante:
"The final solution to this problem is not to kill anyone, but to raise our children with European ideals and values, and a European world view, and make sure that Christianity dies out when our coward parent generation dies out."
Portanto, massacre? Não creio. A não ser que mude de opinião muito rapidamente, o que não me parece ser lá muito Vargiano.

Não quis com isto defender Varg Vikernes, apenas mostrar os verdadeiros factos e não nos deixarmos ser invadidos pelos mass media que escrevem de vendas nos olhos.

Varg Vikernes é, para mim, um músico intocável que redesenhou todo o cenário black metal - tanto a nível músical como a nível de imaginário. Como pessoa nunca me despertou qualquer tipo de simpatia, mas até os piores devem ser ouvidos até ao dia da sua morte para, pelo menos, não morrermos nós na ignorância.

3 comentários:

  1. Muito bom artigo! Sinceramente o melhor que já li acerca deste assunto que já dá dores de cabeça! x)

    ResponderEliminar
  2. Gostei e concordo. De qualquer forma, para mim como pessoa tem bastantes valores, muitos deles incompreendidos, ele é misterioso e não tem problemas de falar. Vai sempre ser um pouco confuso entender a cabeça do Varg, ele tem fases como à lua.

    ResponderEliminar