domingo, 11 de julho de 2010

Napalm

Napalm é um conjunto de líquidos inflamáveis à base de gasolina gelificada, utilizados como armamento militar. O napalm é na realidade o agente espessante de tais líquidos, que quando misturado com gasolina a transforma num gel pegajoso e incendiário. Um dos maiores problemas dos fluídos incendiários (tais como os usados nos lança-chamas) é que eles salpicam e escorrem muito facilmente devido à sua baixa viscosidade. Um outro efeito do Napalm em bombas, consiste na desoxigenação do ar envolvente e aumento da concentração de Monóxido de Carbono, efeito este que provoca asfixia. O Napalm moderno é composto por benzeno e poliestireno, e é conhecido por Napalm-B.

Na Segunda Guerra Mundial, as Forças Aliadas bombardearam cidades do Japão com bombas incendiárias feitas com Napalm. Este tipo de armamento foi usado também pelas Forças Armadas dos Estados Unidos contra guerrilhas comunistas na Guerra Civil Grega, na Coreia, Vietname, Laos e Cambodja. O governo do México também utilizou Napalm em 1960 contra a guerrilha de Guerrero, e Portugal nas antigas colónias de África, na Guerra Colonial (1961-1974); esta utilização de Napalm pelas tropas Portuguesas foi fortemente proibida pelos EUA, uma vez que era armamento NATO.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Som

Cose-me os olhos para não ver mais as cores que fazem com que este mundo se mova a toda a velocidade.

Tira-me a língua para nunca mais dizer que te amo ou que te odeio.

Reduz o ar vezes sem conta para que não respire e não sinta o cheiro do almoço que a minha Mãe está a preparar.

Corta-me os dedos para não escrever mais os meus contos ou para não fazer barulho na viola que não sei manusear.

Corta-me os pés para me obrigares a estar sozinho, amarrado à cama que já tem a forma do meu pesado corpo.

Mas nunca me tapes os ouvidos! Não me faças viver sem os devaneios de alegria e tristeza que lhes saem das gargantas ou o choro das guitarras ou a calma dos baixos ou a violência das baterias.


A vida sem música seria um erro. - Nietzsche